1. Poderei escolher a forma que desejar para o meu novo nariz?
Não. Existe um equilíbrio estético entre o nariz e a face, equilíbrio este que o cirurgião deve observar, a fim de preservar a naturalidade e autenticidade dessa face. Cada caso é estudado minuciosamente, dando ao nariz a melhor forma possível, dentro das exigências da face. Contudo, deverá existir um consenso entre o paciente e o cirurgião.
2. O resultado definitivo é imediato?
Não. Várias fases são características do pós-operatório do nariz. Assim é que, numa 1ª fase (em torno do 7º dia), apesar de corrigidos vários defeitos estéticos do nariz original, notamos um edema (inchaço) que vai diminuindo com o passar dos dias e que tende a desaparecer totalmente por volta do 6º mês. Porém, com 2 ou 3 meses já se observa um resultado muito próximo do definitivo. Alguns pacientes atingem o resultado definitivo até um pouco antes.
3. Quando poderei tomar sol?
Para longas exposições de tempo, aconselha-se aguardar um período de 60 dias.
Esta cirurgia visa proporcionar uma melhor harmonia entre a face e o nariz, tanto do ponto de vista estético como também funcional (desvio de septo).
Por ser uma cirurgia cujo resultado ficará totalmente em evidência, deverá existir um consenso entre o desejo da paciente e o conhecimento do cirurgião, determinando assim uma melhor forma e naturalidade ao novo nariz.
A incisão (corte) é realizada na parte interna da cavidade nasal, não ficando aparente a cicatriz. Em casos onde poderão ocorrer mudanças nas asas do nariz, apresentarão inicialmente uma cicatriz mínima, mas que com o tempo se tornará imperceptível.
Normalmente aplica-se anestesia geral, durando o ato cirúrgico de 1,5 à 2h, podendo a paciente ter alta no mesmo dia da internação. No período pós-cirúrgico, o nariz permanecerá com um estabilizador durante 1 semana (em média) e não há necessidade de retirar os pontos internos, pois são absorvidos naturalmente (com exceção da asa do nariz, em alguns casos).