

Nutricionista recomenda o consumo de alimentos ricos em betacaroteno, licopeno e ômega 3.
Com a proximidade do verão, as pessoas costumam se preocupar ainda mais com o visual. É importante ter cuidado para que a exposição excessiva ao sol não traga prejuízos à pele. Segundo a nutricionista da Rede Mundo Verde, Thais Souza, o que muitos não sabem é que é possível utilizar a pigmentação natural dos alimentos como uma aliada do bronzeado saudável.
A especialista explica que, com uma alimentação colorida e variada, enriquecida com alimentos fonte de carotenóides, que são as substâncias que determinam a pigmentação dos alimentos, é possível cuidar da saúde e melhorar o bronzeado. O consumo de alimentos ricos em betacaroteno auxilia no processo de bronzeamento e na manutenção da cor, pois a vitamina A está ligada à produção de melanina, pigmento responsável pelo bronzeamento da pele quando exposta à luz solar.
— O betacaroteno é o mais importante e mais abundante carotenóide presente na natureza, é um pigmento cuja cor varia do amarelo ao vermelho. Pode ser encontrado em cápsulas e está presente na abóbora, cenoura, laranja, acerola, manga, batata-doce, mamão, pêssego, milho, tomate e em menor quantidade em vegetais folhosos verdes escuros como couve, brócolis, espinafre, rúcula, agrião, entre outros — explica.
Além do betacaroteno, outros alimentos que também devem ser incluídos na alimentação são aqueles fontes de licopeno e ômega 3.
— O licopeno possui atividade antioxidante e desenvolve um papel fundamental na defesa contra o estresse oxidativo no corpo humano, o que contribui para a proteção da pele. Alimentos fontes dessa substância são: tomate, melancia, mamão, morango, goiaba e pitanga. O licopeno também pode ser encontrado em cápsulas. Já o ômega 3 auxilia na absorção do betacaroteno. Semente de linhaça, quinoa e nozes, são alimentos que contêm esse óleo — diz a nutricionista da Rede Mundo Verde.
É bom lembrar que, para garantir a eficácia do efeito no bronzeado, o consumo de betacaroteno deve ser frequente e na medida certa, porque somente um dia de consumo não será suficiente para obter os seus benefícios. Porém, se consumido em excesso, o betacaroteno pode provocar problemas em pessoas sensíveis, deixando as palmas das mãos e a barriga amareladas.
Para garantir um bronzeado bonito e saudável é importante adotar uma alimentação saudável e equilibrada. Priorizando o consumo de frutas, verduras e legumes, de preferência orgânicos, e cereais integrais que são importantes fontes de vitaminas, minerais e fibras. Devem-se evitar frituras e alimentos gordurosos, guloseimas e doces ricos em açúcares, pois são ricos em calorias e pobres em nutrientes, explica Thaís.
Fonte: Zero Hora