1. É possível emagrecer quantos quilos com a lipoaspiração?
A lipoaspiração não é realizada com o objetivo de emagrecer, perder peso, mas sim remodelar a silhueta corporal, aspirando regiões onde existe gordura localizada. Pode haver sim uma diminuição de peso, mas isso pode não ser significativo e também não se apresentará no pós-operatório imediato, devido ao edema (inchaço). O mais recomendado é que o volume aspirado não ultrapasse 5% do peso da paciente.
2. Em quanto tempo posso voltar às atividades sociais?
Em 5 a 7 dias é possível retornar as atividades (trabalho, estudos), podendo haver ainda algum incômodo, mas nada limitante. A prática de exercícios é uma pouco mais tardia podendo variar de 20 a 30 dias, com liberação do cirurgião.
3. Quando será observado o resultado definitivo?
Pode-se observar uma melhora significativa a partir do 10º dia de pós-operatório, entretanto o resultado definitivo, a partir de 3 meses, quando o edema existente regrediu bastante e já houve retração da pele, embora possa se estender até 6 meses de pós-operatório.
4. Durante quanto tempo é necessário usar a cinta elástica?
Em torno de 20 a 30 dias de pós-operatório.
5. Existe dor no pós-operatório?
Pode existir dor, mas que com o uso de analgésicos será controlada. O paciente também sentirá um ligeiro incômodo, se a área operada for pressionada.
Trata-se de uma mesma cirurgia. Com a técnica da lipoaspiração é possível esculturar as curvaturas do corpo, sendo então chamada de lipoescultura.
Na lipoaspiração é realizada a aspiração (com uso de cânulas específicas) de gorduras, localizadas em lugares estratégicos como culotes, face interna de coxa, face interna de joelho, região da cintura (“pneuzinhos”) e outras áreas onde possa ocorrer acúmulo de gordura. Além disso, em pessoas que apresentam depressões, é possível reintroduzir gordura para correção destas áreas.
O resultado não é visto no pós-operatório imediato devido ao edema (inchaço), mas sim a partir de 15 dias à 3 meses (dependendo de pessoa para pessoa), quando o organismo terá se responsabilizado pela absorção deste edema.
O tempo cirúrgico irá variar de acordo com os detalhes, podendo oscilar entre 1,5 e 3h, com anestesia peridural ou, se associada a outra cirurgia torácica alta, a anestesia geral será a indicada.